quarta-feira, 12 de agosto de 2009

EXPO BRUTAL na Coletivo Galeria

Na foto as atrizes e produtoras do Projeto Brutal "Arte pela arte" Carolina Manica e Luciana Caruso.
fotógrafo: Renato Parada

Exposição “Brutal” promove união dos artistas pela arte

"Escritores, desenhistas e artistas, como Laerte, Lourenço Mutarelli, Paulo César Peréio e Daniel Galera doam obras inéditas em prol de espetáculo de Mário Bortolotto "

Idealizadoras do projeto de espetáculo teatral “Brutal”, com texto de Mário Bortolotto e direção de Mário Bortolotto, as atrizes e produtoras Carolina Manica e Luciana Caruso optaram por criar uma nova alternativa para a realização do projeto. Ao invés de esperar por editais e patrocínios elas resolveram reunir forças naquilo que elas mais conhecem: a própria arte. Conseguiram reunir mais de 30 obras inéditas de respeitados artistas e produziram a exposição “Brutal”, com abertura no dia 22, na Coletivo Galeria, em São Paulo. As vendas irão financiar a produção da peça. “Está cada vez mais difícil conseguir financiamento para projetos culturais, e resolvemos apostar na idéia do intercâmbio entre os artistas, a arte fomentando a própria arte”, comenta a atriz e produtora Carolina Manica.
Entre as obras, destaque para duas telas originais pintadas à mão pelo cartunista Laerte, que foram usadas para ilustrar as capas das coletâneas da sua consagrada criação "Piratas do Tiête", e um original inédito em canson, produzido com nanquim e desenhado com pincel pelo aclamado quadrinista e escritor Lourenço Mutarelli, autor de "O Cheiro do Ralo". Também serão expostos manuscritos. Um trecho do próximo livro do escritor Daniel Galera, "Barba ensopada de sangue", e uma crônica do escritor Marcelo Rubens Paiva estão entre eles. Entre as surpresas, uma tela de Paulo César Peréio revela que, além de ator, ele também é ótimo pintor.
A exposição terá ainda uma crônica manuscrita do dramaturgo Mario Bortolotto; uma crônica manuscrita de Xico Sá; um original de Rafael Grampá, novo talento dos quadrinhos nacionais e primeiro brasileiro a receber o prêmio internacional Eisner Award junto com Gabriel Bá e Fábio Moon, que também doaram originais para a exposição; um desenho inédito do escritor Joca Reiners Terron; cadeiras desenhadas pelo artista plástico e quadrinista Rafael Coutinho; originais do quadrinista André Kitagawa, autor da famosa graphic novel “Chapa quente”, também adaptada para o teatro sob a direção de Mário Bortolotto; uma video arte da artista plástica e designer Andreza Valentim; um original do desenhista Carcarah; uma tela da artista plástica Raquel Falkenbach; uma ilustração da artista plástica Luisa Doria; uma crônica manuscrita do escritor Daniel Pelizzari; um poema manuscrito do poeta, escritor e jornalista Ademir Assunção; uma fotografia do dramaturgo, diretor e fotógrafo Antonio Rocco; uma fotografia de Renato Parada; uma crônica manuscrita do jornalista e escritor Palmério Dória; uma tela desenvolvida pelo estúdio de artes visuais Sopa Grafix; um painel em MDF do artista urbano Loro Verz, uma vela impressa com arte fotográfica pelo fotógrafo Roberto Donaire e uma vídeo arte de Jussara Félix.
O quê: Exposição “Brutal”
Onde: Coletivo Galeria – Rua dos Pinheiros, 493 (ter. a sex. das 17 às 23 hs; sab. das 14hs às 19 hs. Tel: 11 3083 6478)

Quando: de 22 de abril a 3 de maio.
Coquetel de abertura: dia 22 de abril, a partir das 19 horas.
Entrada gratuita




Nenhum comentário:

Postar um comentário