terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mãos ao Alto!

As primeiras semanas de ensaio são sempre muito esquisitas, a sensação de vc chegar naquele palco vazio, não saber o que vai acontecer e como tudo vai se estruturar, dá a impressão de que se esquece de tudo e é como voltar a estaca zero.
Após as primeiras leituras "a coisa" vai esquentando e começa a tomar um forma. A partir daí vem a loucura que é fazer teatro. Essa imersão numa vida imaginária que vai ocupando o seu dia a dia e pega vc desprevenido onde vc estiver.
Dar vida a um personagem, desvendar sua forma de agir, pensar, falar, vestir e se relacionar, tudo isso já presente nas entrelinhas do texto, passa a ser um exercício diário de muita observação.
O Mário é muito preciso na direção e isso esclarece muito o trabalho do ator. Não dá margem a perda de tempo, trabalha as intenções do texto e através disso o entendimento do personagem.
Nessas primeiras semanas dividimos as cenas de cada um e começamos a trabalhá-las com o texto já decorado.
Um pouco do que aconteceu está aqui....




(Lu e Érika decorando o texto)



(Mário marcando a primeira cena de Laerte e Manu)

Sabe o que é mais engraçado num ensaio de teatro? Os atores falando sozinhos pra decorar os seus textos. Parece um bando de maluco falando com o nada e demonstrando reações para o além. Pode estar tudo acontecendo em volta mas o foco está lá.




(Mário começando a cena da Manu e do Laerte enquanto a Martha se entende com seu texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário